Ansiedade -os tipos, causas e sintomas

“A ansiedade é uma preocupação exagerada que gera sintomas como tensão, medo ou pavor de que algo mal possa acontecer evidenciando sintomas físicos.

Quando a ansiedade é generalizada seu tratamento consiste na toma de medicamentos e psicoterapia e, na grande parte das vezes, a ansiedade tem cura, basta mudar sua atitude em relação ao problema.

Levando-se em conta o aspecto técnico, devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia, ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade, e que tornar-se patológico, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psíquico (mental) e somático (corporal).
A ansiedade estimula o indivíduo a entrar em acção, porém, em excesso, faz exactamente o contrário, impedindo reacções.

blog_ansiedade2 (1)

Causas de ansiedade
A ansiedade pode ser provocada por qualquer motivo, pois depende da importância que o individuo dá a uma determinada situação e pode surgir em adultos ou crianças.
Porém, a ansiedade aguda e o stress são mais comuns em situações, como a insegurança do 1º dia de trabalho, casamento, problemas familiares ou compromissos financeiros, por exemplo, e é importante identificar a causa, para conseguir tratar, para não se tornar ansiedade crónica.

Desta forma, se 3 ou mais dos sintomas físicos ou emocionais estiverem presentes quase que diariamente nos últimos 6 meses, é importante consultar um psiquiatra e psicólogo para avaliar e indicar o melhor tratamento, pois pode estar sofrendo de um quadro chamado transtorno de ansiedade generalizada.

 Sintomas

ansiedade1
São sintomas de ansiedade:
-Não conseguir relaxar;
-Estar sempre tenso, com medo ou preocupado;
-Pensamentos negativos;
-Sensação de que algo mal vai acontecer;
-Pavor de alguma situação em particular;
-Descontrole sobre os próprios pensamentos;
-Preocupação exagerada;
-Sensação de descontrole;
-Palpitação cardíaca;
-Respiração ofegante;
-Sensação de falta de ar.

A intensidade da ansiedade piora durante momentos de stress e, em geral, está associada a conflitos psicológicos relacionados à insegurança e a atitudes auto-críticas.

Tratamento
O tratamento para ansiedade pode ser feito com a toma de medicamentos como os ansiolíticos, antidepressivos ou calmantes, terapias, massagem,e técnicas de respiração e prática de exercícios físicos podem ajudar, mas, por vezes, pode ser necessário o acompanhamento do psicólogo ou psiquiatra.

Se sofre de ansiedade crónica, agende connosco uma terapia de som e sinta por si os resultados no tratamento desta patologia.

Fonte: http://www.blogcorpohumano.com/
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s